Imagem capa - A evolução do vídeo de casamento por Alárison Campos
Dicas para noivas

A evolução do vídeo de casamento


Quem é que nunca sonhou em recordar o grande dia do casamento? Já bateu aquela saudade de querer voltar no tempo e viver tudo de novo? Há muitos anos, esse sonho já é uma realidade graças ao surgimento do vídeo, que tem como missão eternizar os bons momentos.

O vídeo surgiu em meados de 1941. As primeiras imagens captadas encantaram as pessoas por filmar a realidade eternizando momentos. Ao longo dos anos, muitas mudanças aconteceram. Assim como o cinema, a cultura de filmar o casamento também evoluiu. 


Antigamente, filmar um casamento não era prático como nos dias de hoje. A começar pelas fotos, que não tinham a possibilidade de serem visualizadas na hora e demoravam muito para serem reveladas.

Nos anos 80, era comum encontrar no casamento uma equipe responsável em cobrir todo o evento. Entre eles, câmeras, assistentes de luz e cabo, fotógrafos e auxiliares no flash. Além disso, os noivos só recebiam o vídeo em mãos depois de muitos meses.


Nos anos 2000 ainda eram produzidos vídeos de casamentos bem longos, que duravam em média, cerca de uma hora. Com um padrão a ser seguido, tinham como proposta mostrar todos os momentos do casamento, desde os noivos aos convidados, sem exceção. O que diferenciava eram os tipos de câmeras usadas.Os anos foram passando e os vídeos evoluindo, de fitas magnéticas de cinco centímetros passaram a ser Dvd’s de seis milímetros. Os vídeos já não demoravam tanto para serem editados como antes.  Foi a partir daí que a tendência digital começou a ganhar espaço.


Com o grande avanço da tecnologia, foi possível usar câmeras de alta resolução e equipamentos ultramodernos, permitindo enquadramentos precisos. Os vídeos longos e cansativos deixaram de existir para dar espaço aos vídeos curtos e originais. Com a influencia das técnicas do cinema, os vídeos de casamento passaram a ser construídos Seguindo roteiros e enredos de acordo com o estilo do casal. 


Hoje, o registro da cerimônia é feito como um belo filme romântico. Com uma variedade de estilos e formatos, os noivos podem escolher contar sua história de amor ou até mesmo fazer uma making of com os melhores momentos do casamento.


A proposta é captar todas as emoções, acompanhando uma narrativa junto com trilhas sonoras que combine com o estilo dos noivos. E este ano, as novas tendências de vídeos para os casais são: Vídeo 360 graus e Casamento Cinematográfico. Saiba mais sobre eles:


Vídeo 360 graus

Inovador proporciona uma sensação incrível, jamais experimentada. É como se estivesse presente no local, vivenciando tudo novamente. Uma boa opção para casais que desejam eternizar o casamento da melhor forma possível.


Casamento Cinematográfico

Permite um clima romântico e tem como finalidade captar os mínimos detalhes, como o olhar dos noivos em cada cena. A ideia é mostrar ainda mais emoção nas imagens. Perfeito para casais que buscam romantismo acompanhado de um estilo vintage.