Imagem capa - Planejando o casamento em 12 meses por Alárison Campos
Dicas para noivas

Planejando o casamento em 12 meses

Boa tarde para todas noivinhas mineiras que acompanham o meu trabalho e o meu blog. Tudo bem com vocês? 

Os primeiros artigos do blog foram dedicados ao assunto "vídeo de casamento", focando principalmente nos estilos de vídeo de casamento diferentes. Cada casamento é único, e cada casal se identifica com um tipo diferente de memória. O cine emotion e o Love Story são os mais procurados. Você pode ler mais sobre eles clicando aqui.


Hoje o texto é dedicado aos casais que acabaram de noivar e estão dando os primeiros passos na organização do casamento.  Para quem está planejando a cerimônia e a comemoração sem ajuda de um(a) cerimonialista, os primeiros passos podem ser os mais difíceis. Por isso fizemos uma lista prática de como organizar o casamento em apenas 12 meses


1 ano antes do casório:

É aqui que você toma as principais decisões: a data, estilo/tipo de casamento, o orçamento disponível para a realização da cerimônia e festa e a média de convidados. Na hora de escolher a data, considere a disponibilidade dos convidados principais e também da Igreja caso a cerimônia aconteça em uma.

Depois disso, você deve fazer uma lista com pelo menos 5 possíveis locais para realizar o evento, que se encaixem no orçamento definido e ainda no estilo. O contato com esses locais já devem ser feitos para que vocês tenham conhecimento da tabela de preços de cada lugar, serviços que oferecem e datas disponíveis. 

Alguns estilos: mini-wedding (ou casamento pequeno) para até 50 convidados; casamento tradicional (cerimônia na igreja e festa em salão de festa, durante a noite); casamento a céu aberto (no campo ou na praia, a cerimônia também acontece no local, com um juiz de paz ou cerimonialista). 


11 a 9 meses antes do casamento:

O local deve ser reservado. As pesquisas entre os fornecedores de decoração devem começar e uma lista de buffets também deve ser feita, caso a locação não inclua a refeição. Geralmente, quando o local já inclui a refeição, se trata do almoço/jantar, mas não dos doces e do bolo. Com a data e o local reservado, você deve fazer a lista de padrinhos, madrinhas, damas e pajens e convidados. 


8 a 6 meses antes do casamento:

Hora de tomar a decisão sobre a decoração e o buffet. Nesses três meses você deve fechar com mais fornecedores: bolo e doces, fotografia e filmagem, vestido da noiva e terno do noivo, acessórios, maquiador. 

Outra decisão que já pode ser tomada é sobre a Lua de Mel. Já façam uma lista de locais, escolham as datas e pesquisem por pacotes completos.


5 a 3 meses antes do casamento:

Hora de provar o vestido e terno, fazer o teste da maquiagem, se certificar de que está tudo ok com todos os fornecedores, antecipar imprevistos, revistar listas de convidados e confirmações, planejar eventos como chá de cozinha/chá bar/ chá de lingerie/ despedida de solteira (o) e também planejar surpresas para os padrinhos e madrinhas.

Outro passo importante é com relação à primeira dança do casal: caso vocês tenham que fazer aulas, esse é o momento. 


Nos 3 meses que antecedem o casamento

Realizar os eventos paralelos que citamos no tópico anterior, comprar as passagens para a lua de mel, fazer a última prova dos trajes, fazer a última confirmação com todos os fornecedores e, o principal deles, relaxar e esperar a data chegar. Passar estresse no último mês com imprevistos é o que mais queremos evitar, por isso que em nosso check list incluímos a verificação várias vezes antes. Apenas espere e aproveite o friozinho na barriga!